domingo, 15 de junho de 2014

Febril

O recente livro Conservadorismo, do João Pereira Coutinho, tem uma falha gravíssima. Entre o tradicionalismo burkeano e o thatcherismo, o autor esquece-se de referir uma matriz conservadora de grande relevo académico: o Bentismo. Esta corrente, que deu os seus primeiros passos com Scolari, mas que atingiu a sua dimensão máxima com Paulo Bento e adquiriu daí o seu nome, é mais do que uma atitude de conservação de valores. É uma total estagnação e uma indiferença a todos os factores externos às suas convicções e preconceitos.

A não convocação do Quaresma foi unanimemente a decisão mais polémica, sobretudo em detrimento de três jogadores duvidosos: um que não jogou quase toda a temporada por grave lesão, um jovem de qualidade mas sem estaleca para estas andanças e um parceiro de equipa do Harry Potter que veio de uma época degradante. Nem as supostas atitudes de insurreição podem justificar: Quaresma está claramente mais maduro e assim se iria apresentar num Mundial que fez tudo para participar; e não consigo não me lembrar de um Paulo Bento tresloucado à volta do árbitro do infame jogo com a França em 2000.

Abstive-me de comentar publicamente a convocatória após o seu anúncio por achar difícil encontrar palavras para qualificar o meu estado de alma, algures entre a resignação de que esta geração está perto do declínio e a raiva de não haver quem a renove. Está repleta de jogadores que atravessaram problemas físicos, jogadores envelhecidos e longe do seu auge. Tem um banco que qualifico de imprestável, para não ser demasiado cruel. É custoso acreditar logicamente nas chances deste grupo.

No entanto, a febre do mundial traz uma irracionalidade que é simultaneamente uma bênção e uma maldição. Amanhã vão entrar os do costume e é pelos do costume que eu irei sofrer. Infelizmente, creio que bastante.


(Tive de ver o que valia a Croácia do meio-campo de sonho contra o Brasil anfitrião, o bastante entretido futebol dos mexicanos, a laranja mecânica a cilindrar uma das melhores selecções da história com duas lendas a um nível abissal, o Chile a entrar fortíssimo com a classe de Valdívia mas a não valer para o susto por culpa própria, uma Colômbia interessantíssima que com o Radamel poderia assustar ainda mais, a Costa Rica a chocar o mundo humilhando um Uruguai privado do seu maior astro, um extraordinário Inglaterra-Itália recheado de craques, o simpático Japão a sucumbir ao físico dos elefantes, a Suíça a ganhar dramaticamente com o herói Behrami em esplendor e o Palacios a ajudar a lógica a imperar contra uma França que pode dar muito mais. Hoje ainda aí vem o Messi e amanhã entram as quinas em campo. E querem que um gajo estude para os exames do mestrado.)

4 comentários:

  1. Tens a mania que o Messi é o melhor jogador do mundo, Diogo; esta noite ainda não mostrou o que vale.

    Espero que o nosso CR7 hoje às 18 horas faça melhor figura contra os alemães.

    Força PORTUGAL

    Força RONALDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois bem, Diogo, o Messi meteu um golo na segunda parte, no entanto, nem ele, nem a equipa argentina me convenceram.

      A Bósnia merecia o empate!!!

      Amanhã vão entrar os do costume e é pelos do costume que nós vamos sofrer. O meu palpite é um empate.

      Eliminar
  2. Am 32.Spieltag der Saison 2008/2009 kommt es in der Partie zwischen Real Madrid und dem FC Getafe (3:2) zum Eklat: Getafe-Profi Javier Casquero kommt nach einem Zweikampf mit Pepe im Strafraum zu Fall. Ob daraufhin noch böse Worte gefallen sind, ist nicht endgültig geklärt, doch der Real-Verteidiger rastet anschließend völlig aus: Er tritt Casquero, drückt dessen Kopf in den Rasen und benutzt die Stollen seines Fußballschuhs als Angriffswerkzeug. Anschließend wird ein weiterer Gegenspieler vom Real-Profi geschlagen und der Linienrichter beleidigt. Konsequenz: Pepe wurde mit einer roten Karte vom Platz gestellt und für zehn Spiele gesperrt.

    ResponderEliminar