domingo, 7 de outubro de 2012

Prepúcio


Sabemos todos que o Deus descrito no Antigo Testamento era pouco benevolente no que toca a desrespeitar as suas ordens. Não precisavam de ter uma lógica ou moral por trás; muitas vezes, Deus mandava só para ver quem lhe obedecia. No Livro do Êxodo, há um momento em que Deus pretende matar Moisés pelo facto do seu primogénito não ser circuncisado. E é quando Deus está prestes a obliterar o profeta que a sua mulher, Zípora, num acto de frieza, coragem e perversidade, pega numa pedra aguda, rasga o prepúcio do seu filho e atira o pedaço ensaguentado de pele peniana aos pés do marido que acabou de salvar. Deus, não só porque já não tem motivos para matar Moisés, como também, acrescento eu, assustado pela barbaridade repentina da mutilação, deixa a família do profeta em paz.

Convosco partilho esta mágica passagem depois de ter descoberto algo que ignorava imperdoavelmente: o prepúcio dilacerado de Jesus Cristo é uma relíquia da Igreja Católica. Sabia, por conhecimento das tradições judaicas, que o prepúcio do nazareno havia sido provavelmente cortado; não tinha conhecimento, no entanto, que a sua pertença era tão disputada por várias igrejas e que até vários milagres foram já atribuídos a esta preciosa membrana.

Não tenho a certeza da utilidade desta informação, nem da pertinência da sua partilha com os leitores. Talvez não sirva para mais do que pelo intrínseco valor humorístico da crença em milagres realizados pelo pedaço de pele que cobria a parte superior do pénis de Cristo. Desejo, pelo menos, que algum leitor se tenha sentido impelido a redigir uma obra à imagem de "O Código Da Vinci", mas com todas as pistas a levarem a um desenlace surpreendente onde é descoberto o paradeiro, não do Santo Graal, mas do sacro prepúcio do Senhor.

1 comentário:

  1. Os desígnios do Senhor são insondáveis, tal como os dos que pretendem a sua membrana peniana. Por mais voltas que dê à cabeça, não consigo vislumbrar nenhum. (E vou parar de dar voltas à cabeça, senão vou acabar por também soltar a minha membrana e essa não deve ser desejada por ninguém.)

    ResponderEliminar